Home > Curiosidades > moscas e mosquitos
moscas e mosquitos
APRENDA A IDENTIFICAR O MOSQUITO DA DENGUE 
O mosquito da dengue, muito parecido com o pernilongo, é menor que um mosquito comum (5 a 7 milímetros), de cor escura, rajado, com listras brancas no corpo e nas patas. Chama-se Aedes aegypti, por ter sido identificado no Egito. O nome significa "o indesejável do Egito". Provavelmente, nem as múmias o queriam por lá!

Curiosamente, somente a fêmea precisa do sangue humano para seu desenvolvimento; o macho alimenta-se de frutas. Portanto, somente as fêmeas irão transmitir a dengue.

O Aedes aegypti ataca somente durante o dia, geralmente de manhã ou no final da tarde. 
 

 Mosca-doméstica
(Musca domestica) é um dos insectos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias e tem sido, durante os tempos, responsável por inúmeras propagações de doenças.
A sua larva é muito útil na medicina legal e na pesca. O estado de desenvolvimento da larva pode ajudar na determinação do tempo decorrido desde a morte de uma pessoa.
Uma vez que a larva só se alimenta de carne morta, surgiram experiências, em ambiente controlado, para introduzir a larva em feridas, eliminando a carne putrefacta, evitando a gangrena.
O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias.
Existem pelo menos duas espécies muito semelhantes a esta:
A mosca-de-estábulo, Stomoxys calcitrans, possui aparelho bucal do tipo picador-sugador rígido, não tão retráctil, o que torma essa espécie hematófaga; a veia média das asas é ligeiramente curva;
A Fannia canicularis, ligeiramente menor, mais delgada e com a veia média das asas recta.

 
 RATOS

·  São animais de hábitos noturnos. Procuram alimentos à noite e durante o dia ficam escondidos. Os tipos mais comuns são: ratazana (abrigos externos: bueiros, lixões e esgotos) e camundongos (abrigos internos: armários, entulho de quintal, despensas)
Doenças

·  Além de parasitose (doença intestinal) por conta de alimentos contaminados, os ratos podem transmitir leptospirose e peste bubônica. Podem carregar no pêlo piolhos e pulgas e transmiti-los a animais domésticos e pessoas
Como prevenir

·  Guarde bem os alimentos dentro de armários

·  Coloque o lixo em sacos plásticos, dentro de uma lata fechada

·  As ratazanas precisam ingerir 15ml de água por dia, por isso evite deixar recipientes que acumulem água pela casa

·  Não deixar acumular entulho no quintal. Materiais acumulados também merecem atenção especial. Devem ser removidos de lugar a cada 15 dias

·  Colocar o lixo na rua somente na hora da coleta

·  Colocar ralos do tipo abre e fecha

·  Vedar frestas ou vãos que possam servir de entradas para ratos

·  Não deixar exposta a alimentação de animais domésticos, principalmente à noite

·  Inspecionar periodicamente caixas de papelão, armários, gavetas e todo tipo de material que adentre o ambiente e possa servir de abrigo ou transporte para camundongos

·  Se preferir uma dedetização, chame uma empresa especializada, com um técnico responsável

 
 
 

 CUPINS
Insetos conhecidos pelo hábito alimentar à base de celulose. Atacam papéis, livros, estruturas de madeiras e até plantas. Em Brasília as espécies mais comuns são as que fazem furinhos nos móveis e também o cupim de solo, que entra pelo solo e pelas paredes em busca de madeira

Doenças:
  Não provocam doenças, mas podem destruir construções e móveis. Também acabam com gramados e plantações

Como prevenir :
Não há método de prevenção. Há empresas que fazem a descupinização e a Novacap realiza o combate de cupins em áreas públicas (386-1100)








© MRJ Peste Control